Destaques

Conferência subordinada ao tema da agricultura em Portugal

Publicado por: Saraiva Lima e Associados

Conferência subordinada ao tema da agricultura em Portugal

A pedido da Association Danske Landbrugsadvokater (http://www.danskelandbrugsadvokater.dk/), a SARAIVA LIMA E ASSOCIADOS organizou no passado mês de Abril, no Porto, no Hotel Infante de Sagres, uma conferência subordinada ao tema da agricultura em Portugal, no âmbito da qual foi possível dar a conhecer aos Colegas Dinamarqueses a evolução desse sector em Portugal nos últimos anos.

Foram abordadas essencialmente três áreas: os traços gerais do sistema legal em Portugal, o arrendamento e aquisição de propriedades agrícolas em Portugal e o desenvolvimento rural em Portugal na esteira do programa Europa 2020 da União Europeia, nomeadamente no que concerne ao PDR 2020 e iniciativas conexas.

Mereceram, ainda, destaque as questões relativas aos apoios comunitários para investimentos na agricultura, os níveis de financiamento comunitário e os objetivos e metas estabelecidos no PDR 2020 no sentido de harmonizar a legislação e iniciativas comunitárias. O papel de Portugal como pioneiro na implementação dos apoios aos jovens agricultores foi, também, realçado.

A SARAIVA LIMA E ASSOCIADOS salientou a importância e utilidade da cortiça em Portugal, a auto-suficiência de Portugal no arroz, e o potencial do Alqueva como o maior lago artificial da Europa.